Nos tempos das
vovozinhas era normal afirmar que lugar de mulher era na cozinha. Cozinha
lembra panela e água fervente. Água
fervente lembra a “síndrome do sapo cozido”.
Comenta-se que o sapo
não é capaz de perceber as alterações gradativas que ocorrem na temperatura.
Tal fato poderá por em risco a sua existência, pois se o animal for colocado em
um ambiente que esteja sendo aquecido lentamente, certamente perecerá.
É possível fazer uma
correlação desta situação com os negócios e também com a atuação dos
profissionais: se eles não perceberem as mudanças que estão ocorrendo,
igualmente serão “cozidos”.
Como não são sapos e não
querem ser cozidas, as mulheres aproveitam as oportunidades que surgem ou que
criam. E o resultado é que elas estão desenvolvendo novas atividades, assumindo
novas responsabilidades, dando um novo aspecto ao cenário profissional. E tudo
isso, sem perder a sua essência, lidando melhor com os afetos e as emoções. E é
assim que a Inteligência emocional se transforma em uma grande aliada para o
desenvolvimento profissional.
Para tanto é necessário
saber que a Inteligência Emocional é a habilidade de
entender as emoções próprias e dos outros e empatizar. Ela possui dois
componentes: a inteligência intrapessoal,
que é a habilidade de administrar a própria emoção, e a inteligência interpessoal, ou seja a habilidade em reconhecer
emoções das outras pessoas.
Na prática,
o que se quer dizer é que é necessário controlar as próprias emoções.
Especialistas informam que isso é possível. É necessário também ter uma missão
de vida bem definida nas três instancias (corpo, mente e espírito) e agir
sempre de forma alinhada com essa missão, tanto no aspecto pessoal, como
profissional, evitando assim, que a vida a leve para qualquer lugar: escolher
para aonde se quer ir é sempre melhor. E esteja aberta às novas idéias.
Estar
emocionalmente preparada para lidar com os conflitos, administrando-os, e,
antecipadamente já definir estratégias para lidar com situações de medo e
raiva, mas também de alegria e de amor e saber comunicá-las, mesmo que haja
contrariedade.
Tudo isso
faz diferença na construção de uma carreira de sucesso. E o que é melhor: sem
sapos cozidos, claro!
(*) Odilon Medeiros – Consultor em gestão de pessoas, Mestre em
Administração, Especialista em Psicologia Organizacional, Pós-graduado em
Gestão de Equipes, MBA em Vendas e palestrante. Contato:
om@odilonmedeiros.com.br.
NOTA DO AUTOR:
Este artigo poderá
ser publicado em qualquer veículo sem que isso represente a necessidade de
pagamento ou outras obrigações por quaisquer das partes envolvidas. Entretanto,
a empresa ou qualquer pessoa física que faça a publicação, deverá
obrigatoriamente citar o autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário