quarta-feira, 11 de abril de 2012

MATÉRIA - DIÁRIO CATARINENSE - ESTUDE ON LINE GRÁTIS

Contribui com essa matéria.


Aprenda online nas melhores universidades do mundo


Por Alessandra Ogeda.


A vida conectada permite estudar com os professores mais conceituados do planeta sem pagar nada por isso.

Você já se imaginou assistindo a palestras e cursos ministrados por feras como Ian Shapiro, Walter Lewin, Eric Grimsom e John Guttag sem pagar um tostão por isso? Se entrar em uma universidade como Harvard, Wharton, Stanford ou no Massachusetts Institute of Technology (MIT) está fora de seus planos ou parece uma tarefa quase impossível de ser concretizada, saiba que o acesso ao conteúdo de alguns dos cursos destas instituições de ensino é mais fácil do que se pode imaginar.

Se você domina inglês ou espanhol, é possível fazer cursos pela internet de universidades cobiçadas, caras e que têm cada uma de suas vagas disputada a tapa pelos melhores alunos e profissionais do mundo. E o melhor: de graça.

Da lista das 10 melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo as últimas pesquisas dos jornais The Times e Financial Times, apenas  Cambridge e o California Institute of Technology não têm sites próprios com conteúdos gratuitos na internet. Mas Cambridge está incluída no iTunes U, Canal no aplicativo da Apple que reúne cursos, palestras e outros vídeos de instituições de ensino de diferentes países.

Entre as líderes no ranking das melhores universidades, Harvard, Yale e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) são as que apresentam a melhor qualidade de conteúdo.

O MIT OpenCourseWare, criado há 10 anos, traz conteúdos de quase todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo instituto. Os Interessados pelo material do MIT têm acesso a textos utilizados em aulas, exames e vídeos de áreas tão diferentes como antropologia, economia, engenharia mecânica, ciência e engenharia nuclear.

A maioria dos sites que oferece conteúdos gratuitos disponibiliza vídeos de aulas e palestras com personalidades consagradas. Dependendo da universidade, há também conteúdos escritos, bibliografias, ilustrações e outros materiais de apoio.

É importante que você tenha em mente que terá acesso gratuito a todos os conteúdos, algumas vezes tendo que fazer inscrição para isso, mas sem a possibilidade de conseguir diplomas ou certificados das
universidades. Uma exceção a esta regra é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que permite que a pessoa imprima um certificado de participação caso faça o cadastro no site e obtenha, no final do curso, pelo menos nota 7, a mínima exigida.

Predominam, na internet, os cursos em inglês e em espanhol. Há poucas opções de conteúdo gratuito em português. Segundo o OpenCourseWare (OCW) Consortium, um órgão de coordenação do movimento de
universalização de conteúdos de universidades e organizações pela internet, apenas a brasileira FGV disponibiliza alguns conteúdos gratuitos na nossa língua. Outra opção são vídeos com legendas traduzidas no TED, por exemplo.

Cursos oferecem conteúdos específicos com flexibilidade

O mestre em administração e consultor em gestão de pessoas Odilon Medeiros destaca a flexibilidade proporcionada pelos cursos online, que podem ser melhor adaptados para a agenda apertada dos estudantes e profissionais de diferentes áreas de atuação. Outra vantagem destes conteúdos, segundo
Medeiros, é que existem opções diferenciadas, com conteúdos específicos, oferecidos apenas por universidades estrangeiras e que não tem paralelo nas instituições brasileiras.

– Mas se engana quem pensa que realizar um curso desta modalidade é mais fácil e exige menos comprometimento. Pelo contrário, exige-se bastante – opina.

De acordo com Medeiros, os profissionais que desejam se destacar no mercado devem estar em sintonia com o que está acontecendo, se atualizando sempre. E para isso, precisam buscar cada vez mais informações que podem ajudar suas carreiras e dedicar-se a absorver os conteúdos disponíveis, inclusive participando de grupos de discussão de assuntos em comum – aumentando seu networking (rede de contatos).

Mas, para que os recursos disponíveis na internet para o aprimoramento dos estudos e da carreira sejam bem utilizados, é preciso uma mudança de comportamento e de entendimento do público que poderá acessar os conteúdos.

– O inglês é uma necessidade, e não mais um diferencial. O mundo está globalizado e não há espaço para o profissional que não tem uma segunda língua, preferencialmente o inglês – diz Medeiros.

Mais informações sobre os cursos online na página Melhores Universidades do blog BIT em http://wp.clicrbs.com.br/bit/melhores-universidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário