Hoje resolvi falar sobre a missão. Não
da missão da empresa, mas da missão pessoal, que descobri já faz um bom tempo e
deu um novo direcionamento à minha vida. E você, sabe qual é a sua? Se você não
sabe ainda qual é, não fique triste, nem se sinta o pior dos seres humanos.
Muita gente também não sabe.
Sabemos que em muitas empresas, a
missão serve de objeto de decoração, já que é transformada em um quadro muito
bonito e colocado estrategicamente na recepção. Entretanto, os colaboradores
muitas vezes não sabem sequer memorizar as palavras lá descritas (o que é menos
ruim) e muito menos agir ou ter um comportamento em conformidade com aqueles
preceitos (o que é muito pior).
Sabemos também que muita gente leva toda
uma existência e não sabe qual é a sua missão. É mais ou menos assim: passar a
vida inteira sem ter uma causa, uma razão, viver sendo levado, impotente sobre
o seu destino. Uma vida passiva. No
espetáculo da própria vida, ser um mero expectador, quando na realidade poderia
ser o ator principal. É até normal encontrarmos pessoas que afirmam que todos
nós devemos ter uma “finalidade” na vida, mas, não sabem qual é sua.
Para saber qual é, o primeiro passo é
fazer um trabalho de autoconhecimento. Só ou com a ajuda de algum profissional,
que será mais eficiente e produtivo. Inicialmente é necessário destacar que, normalmente
a missão pessoal está atrelada às nossas habilidades e aptidões, e que não
percebemos. É o “eu cego” da Janela de Johari.
Veja agora algumas dicas que podem
ajudar neste processo. Pare um pouco, pense e responda: o que eu seria capaz de
realizar sem que, necessariamente, tivesse que receber algum retorno
financeiro? O que faz o meu coração bater mais forte quando estou realizando? O
que me faz esquecer o tempo? Que ação me traz a sensação de “quero mais”? O que
me estimula a criar, a fazer diferente?
Existe outra alternativa. É um
exercício de visualização do futuro. Se imagine (visualize) daqui a cinco, a
dez ou a quinze anos. O que você acha que as pessoas estarão falando a seu
respeito e sobre a sua maneira de viver? Estarão dando destaque a algum
comportamento em especial? O que você gostaria que as pessoas estivessem
falando? Você está trabalhando para isso?
Agora que você já sabe um pouco mais a
seu respeito, continuando a refletir, encontre respostas para esses
questionamentos: como posso aproveitar esses meus dons, talentos, habilidades,
características para elaborar a minha missão pessoal? Quais os caminhos que devo seguir? A quem
posso recorrer para me ajudar?
As respostas aqui dadas já são
indícios do que pode se transformar na sua missão. Esteja aberto para
empreender, criar, modificar...
Depois é só elaborar uma rápido e
simples plano de ação, lembrando de destacar prazos. E se comprometer com o seu
cumprimento, claro. É importante notar que você deverá estar atento para a
realização de análises, acompanhamento, adaptações, etc. Ainda vencer alguns
obstáculos, vencer preconceitos, inclusive aqueles invisíveis. Mas, tenha
certeza: tudo isso, torna a concretização da nossa missão mais apreciada. Não
teria graça se não fosse um desafio, não é mesmo?
Nunca é tarde para se começar e também
nunca é tão cedo. Em outras palavras: todo momento é o momento certo de você
elaborar a sua missão.
Se inspire em casos de sucesso. Busque
pessoas que elaboraram as missões pessoais e que obtiveram sucesso. Elas serão
bons exemplos para você.
Especialistas afirmam que a missão não
está veiculada a algum retorno financeiro. O retorno que você obtém é a
satisfação em fazer algo que proporcione bem estar a você mesmo e ao outro. E
opções existem muitas.
Encontre a sua missão e seja feliz.
Que assim seja!
Ah, sim. Eu ia me esquecendo: a minha
missão é ajudar as pessoas no seu
desenvolvimento. E escrever, é uma das
estratégias que uso.
(*) Odilon Medeiros
– Consultor em gestão de pessoas, palestrante, professor universitário, mestre
em Administração, especialista em Psicologia Organizacional, pós-graduado em
Gestão de Equipes, MBA em vendas Contato: om@odilonmedeiros.com.br / www.odilonmedeiros.com.br
NOTA DO AUTOR:
Este artigo poderá ser publicado em
qualquer veículo sem que isso represente a necessidade de pagamento ou outras
obrigações por quaisquer das partes envolvidas. Entretanto, a empresa ou
qualquer pessoa física que faça a publicação, deverá obrigatoriamente citar o
autor.
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