segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

MISSÃO. QUAL É A SUA?


Hoje resolvi falar sobre a missão. Não da missão da empresa, mas da missão pessoal, que descobri já faz um bom tempo e deu um novo direcionamento à minha vida. E você, sabe qual é a sua? Se você não sabe ainda qual é, não fique triste, nem se sinta o pior dos seres humanos. Muita gente também não sabe.

 

Sabemos que em muitas empresas, a missão serve de objeto de decoração, já que é transformada em um quadro muito bonito e colocado estrategicamente na recepção. Entretanto, os colaboradores muitas vezes não sabem sequer memorizar as palavras lá descritas (o que é menos ruim) e muito menos agir ou ter um comportamento em conformidade com aqueles preceitos (o que é muito pior).

 

Sabemos também que muita gente leva toda uma existência e não sabe qual é a sua missão. É mais ou menos assim: passar a vida inteira sem ter uma causa, uma razão, viver sendo levado, impotente sobre o seu destino. Uma vida passiva.  No espetáculo da própria vida, ser um mero expectador, quando na realidade poderia ser o ator principal. É até normal encontrarmos pessoas que afirmam que todos nós devemos ter uma “finalidade” na vida, mas, não sabem qual é sua.

 

Para saber qual é, o primeiro passo é fazer um trabalho de autoconhecimento. Só ou com a ajuda de algum profissional, que será mais eficiente e produtivo. Inicialmente é necessário destacar que, normalmente a missão pessoal está atrelada às nossas habilidades e aptidões, e que não percebemos. É o “eu cego” da Janela de Johari.

 

Veja agora algumas dicas que podem ajudar neste processo. Pare um pouco, pense e responda: o que eu seria capaz de realizar sem que, necessariamente, tivesse que receber algum retorno financeiro? O que faz o meu coração bater mais forte quando estou realizando? O que me faz esquecer o tempo? Que ação me traz a sensação de “quero mais”? O que me estimula a criar, a fazer diferente?

 

Existe outra alternativa. É um exercício de visualização do futuro. Se imagine (visualize) daqui a cinco, a dez ou a quinze anos. O que você acha que as pessoas estarão falando a seu respeito e sobre a sua maneira de viver? Estarão dando destaque a algum comportamento em especial? O que você gostaria que as pessoas estivessem falando? Você está trabalhando para isso?

 

Agora que você já sabe um pouco mais a seu respeito, continuando a refletir, encontre respostas para esses questionamentos: como posso aproveitar esses meus dons, talentos, habilidades, características para elaborar a minha missão pessoal?  Quais os caminhos que devo seguir? A quem posso recorrer para me ajudar?

 

As respostas aqui dadas já são indícios do que pode se transformar na sua missão. Esteja aberto para empreender, criar, modificar...

 

Depois é só elaborar uma rápido e simples plano de ação, lembrando de destacar prazos. E se comprometer com o seu cumprimento, claro. É importante notar que você deverá estar atento para a realização de análises, acompanhamento, adaptações, etc. Ainda vencer alguns obstáculos, vencer preconceitos, inclusive aqueles invisíveis. Mas, tenha certeza: tudo isso, torna a concretização da nossa missão mais apreciada. Não teria graça se não fosse um desafio, não é mesmo?

 

Nunca é tarde para se começar e também nunca é tão cedo. Em outras palavras: todo momento é o momento certo de você elaborar a sua missão.

Se inspire em casos de sucesso. Busque pessoas que elaboraram as missões pessoais e que obtiveram sucesso. Elas serão bons exemplos para você.

 

Especialistas afirmam que a missão não está veiculada a algum retorno financeiro. O retorno que você obtém é a satisfação em fazer algo que proporcione bem estar a você mesmo e ao outro. E opções existem muitas.

 

Encontre a sua missão e seja feliz. Que assim seja!

 

Ah, sim. Eu ia me esquecendo: a minha missão é ajudar as pessoas no seu

desenvolvimento. E escrever, é uma das estratégias que uso.

 

 

(*) Odilon Medeiros – Consultor em gestão de pessoas, palestrante, professor universitário, mestre em Administração, especialista em Psicologia Organizacional, pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em vendas Contato: om@odilonmedeiros.com.br / www.odilonmedeiros.com.br

 

NOTA DO AUTOR:
Este artigo poderá ser publicado em qualquer veículo sem que isso represente a necessidade de pagamento ou outras obrigações por quaisquer das partes envolvidas. Entretanto, a empresa ou qualquer pessoa física que faça a publicação, deverá obrigatoriamente citar o autor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário